A busca orgânica é uma forma das pessoas acharem o seu site ou sua loja virtual por meio do Google sem pagar nada, mas para isso é preciso de tempo e muito trabalho! Neste post iremos falar sobre esse assunto.

Como funciona a busca orgânica?

Quando você pesquisa algo no Google e o site não possui um informativo escrito “Anúncio”, ele faz parte da busca orgânica, ou seja, o dono desse site não precisou pagar para o Google para estar ali, mas sim trabalhou bastante em estratégias que são denominadas de SEO (Search Engine Optimization, em livre tradução: Otimização de mecanismos de busca).

Principais fatores para um melhor ranqueamento

O Google utiliza diversas métricas para ranquear um site e dentre delas as principais são:

Seta O score (a pontuação) de um domínio (o endereço do site), que vai se acumulando conforme o aumento da quantidade de acessos, o tempo de permanência nas páginas, a autoridade nos assuntos escritos e o tempo que o domínio esta ativo;
Seta A palavra-chave, em que é preciso elaborar estratégias, verificar a quantidade de buscas, a dificuldade de ranquear e elaborar um texto em cima dessa palavra-chave em foco;
Seta Conteúdo único e relevante, o Google utiliza um robô que vasculha o seu conteúdo e verifica se realmente é relevante ou não;
Seta Estrutura do site, com certeza uma página bem estruturada em referência ao código HTML e responsiva, ganha mais relevância para o Google;
Seta Velocidade de carregamento da página, antes isso não era tão importante, porém, agora que estamos em uma época em que precisamos de tudo muito mais rápido, se transformou em um dos principais fatores de ranqueamento;
Seta Certificado de segurança, o Google agora esta dando prioridades para os sites com o certificado SSL, que é o HTTPS.

A busca paga

O Google AdWords, que agora se tornou o Google Ads é muito útil quando você possui um dinheiro para investir e quer resultados imediatos.

Diferente da busca orgânica, aqui basta escolher as suas palavras-chaves em um grupo de anúncio e colocar o seu investimento, caso o seu concorrente ou outra pessoa utilize a mesma palavra-chave que você utilizou, o Google utiliza as métricas do AdRank, que são:

Seta CTR (Taxa de cliques), indica o quanto seu anúncio foi relevante para a consulta do usuário;
Seta Relevância dos anúncios, o Google avalia a relevância do anúncio entre a pesquisa do usuário, a palavra-chave do texto do anunciante e a página de destino do anunciante;
Seta Qualidade da página de destino, que é a velocidade de carregamento da página, a usabilidade do site e a estrutura do site.

Conclusão

Damos a entender que a busca orgânica é essencial para o crescimento de seu negócio, porém é preciso de estratégias para conseguiu um ótimo ranqueamento e sair na frente de seus concorrentes, mas caso você precise de resultados imediatos opte pelo Google Ads, que você não irá se arrepender!

 

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